22 de nov de 2013

1ª Caminhada Zumbi dos Palmares Pela Preservação da Vida da População Negra

Juntamente com o Projeto Noite da Resistência Negra, o FERERJ estará realizando hoje (dia 22 de novembro) a 1ª Caminhada Zumbi dos Palmares Pela Preservação da Vida da População Negra.
    
O objetivo principal do evento é dar visibilidade aos  altos índices de mortalidade  da  população negra no País, destacando  a vida como um direito de todas as pessoas.

Segundo a última pesquisa do IPEA,  87% dos feminicídios ocorridos no nordeste vitimizam mulheres negras. Entre as mulheres que morrem de parto, por não ter acesso a  pré-natal e  a  alimentação condizente com o estado gestacional, 80% são negras ou indígenas.

Outra parcela da sociedade  que também  é vítima desse cenário é a  juventude negra brasileira. De acordo com o estudo A Cor dos Homicídios no Brasil, realizado pelo coordenador da área de estudos da violência da Faculdade Latino-Americana (RJ), Júlio Jacobo Waiselfisz, de 2001 a 2010, enquanto a morte de jovens brancos no país caia 27,1%, a de jovens  negros crescia 35,9%.

Para o pesquisador, outro dado deste trabalho mostra que em 2010 quase 35 mil negros foram assassinados no país e  este fato evidencia  uma quantidade de mortes violentas bem superior ao de muitas regiões do mundo, que atravessaram conflitos armados internos ou externos.

A concentração acontecerá no Pátio da Prefeitura de Jaboatão, a partir das 13 h, conforme informa o convite.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário