1 de ago de 2012

POVOS ÍNDÍGENAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: uma bibliografia mínima

LIVROS:

ALMEIDA, Maria Regina C. de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro, FGV, 2010.

BANIWA, Gersem. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/Secad; Museu Nacional/UFRJ, 2006.

CUNHA, Manuela C. da. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

GRUNEWALD, Rodrigo de A. (Org.). Toré: regime encantado do índio do Nordeste. Recife, Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2005.

GRUPIONI, Luis Donisete Benzi; FISCHMANN, Roseli; VIDAL Lux. (Orgs.). Povos indígenas e tolerância: construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo, Edusp, 2002.

MELATTI, Júlio César. Índios do Brasil. São Paulo, Edusp, 2008.

OLIVEIRA, João Pacheco de. FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília, MEC/Secad, 2006.

OLIVEIRA, J. P. de. (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2ª ed. Rio de Janeiro, Contra capa, 2004.

SANTILLI, Márcio. Os brasileiros e os índios. São Paulo, SENAC, 2000.

SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (Orgs.). A temática indígena na Escola. MEC, Brasília, 1995.

SILVA, Edson. Expressões da cultura imaterial indígenas em Pernambuco. In, GUILLEN, Isabel C. M. (Org.). Tradições & traduções: a cultura imaterial em Pernambuco. Recife, EDUFPE, 2008, p.215-230

SILVA, Edson. História, povos indígenas e Educação: (re)conheçendo e discutindo a diversidade cultural. I Encontro Pernambucano de Ensino de História, no Centro de Educação/UFPE. Recife, 2007, dig. 11p.

SILVA, Edson; CARVALHO, Marcus. (Orgs.). CLIO-Revista de Pesquisa Histórica (Dossiê História dos Povos Indígenas). Recife, UFPE, Programa de Pós-Graduação em História, 2008.

LIVRO DISPONÍVEL ONLINE 


ARTIGOS ONLINE





SITES - PRINCIPALMENTE VÍDEOS SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA






Nenhum comentário:

Postar um comentário