18 de set de 2012

Pontos de Partida para Pesquisas Etnicorraciais


Pequena descrição sobre temas que podem desencadear e/ou apoiar a discussão sobre a temática Etnicorracial
·   
         APARTHEID - SISTEMA OFICIAL DE SEGREGAÇÃO RACIAL QUE ERA PRATICADO    NA ÁFRICA DO SUL PRIVILEGIANDO UMA MAIORIA BRANCA.

AUTO-ESTIMA - VALORIZAÇÃO DE SI MESMO, TER AMOR PRÓPRIO, QUERER-SE BEM, TER UMA IMAGEM OU CONCEITO POSITIVO DE SI MESMO.

DISCRIMINAÇÃO RACIAL - SEGREGAÇÃO, SEPARAÇÃO, APARTAÇÃO RACIAL. ATITUDES QUE VISAM SE SEPARAR AS RAÇAS, BASEADAS EM IDÉIAS PRECONCEITUOSAS.

ETNIA - POPULAÇÃO OU GRUPO SOCIAL QUE APRESENTA RELATIVA HOMOGENEIDADE CULTURAL E LINGÜÍSTICA, COMPARTILHANDO HISTORIA E ORIGEM COMUNS. VEM SENDO USADA EM SUBSTITUIÇÃO A TERMOS COMO NAÇÃO, POVO E RAÇA.

FENÓTIPO - APARÊNCIA EXTERNA DOS INDIVÍDUOS, DETERMINADA PELO SEU GENÓTIPOS E PELAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS.

GENÓTIPO - CONJUNTO DOS GENES DE UM INDIVÍDUO.

KU KLUZ KLAN - ORGANIZAÇÃO RACISTA DOS ESTADOS UNIDOS QUE PREGA A SUPERIORIDADE DA RAÇA BRANCA NORTE-AMERICANA E UTILIZA MÉTODOS VIOLENTOS CONTRA NEGROS, LATINOS, ASIÁTICOS, JUDEUS E HOMOSSEXUAIS.

MAHATMA GANDHI - (1869-1948) LÍDER PACIFISTA NASCIDO NA ÍNDIA DA INGLATERRA, UTILIZANDO-SE DA FILOSOFIA DA NÃO-VIOLÊNCIA PELA DESOBEDIÊNCIA CIVIL.

MALCOM X - (1925-1965) NASCIDO NUMA SOCIEDADE RACISTA, ESTE NEGRO NORTE-AMERICANO FOI O PRINCIPAL PORTA-VOZ DOS NEGROS MUÇULMANOS NOS ESTADO UNIDOS. TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE LÍDER ANTI-RACISTA FOI MENSAGEIRO DA JUSTIÇA E DA PAZ, RECEBENDO O PRÊMIO NOBEL DA PAZ EM 1964.

MARTIN LUTHER KING - (1929-1968) PACIFISTA NASCIDO NOS ESTADOS UNIDOS, DOUTOR EM FILOSOFIA, PASTOR E LÍDER NEGRO QUE LUTOU CONTRA O RACISMO SEGREGACIONISTA DO SEU PAÍS. ESTE GRANDE LÍDER ANTI-RACISTA FOI MENSAGEIRO DA JUSTIÇA E DA PAZ, RECEBENDO O PRÊMIO NOBEL DA PAZ EM 1964.

MOVIMENTO NEGRO - MOVIMENTO UNIFICADO DOS NEGROS BRASILEIROS QUE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E TRABALHA PELO RESGATE DOS SEUS DIREITOS.

NEGRITUDE - CONJUNTO DE VALORES CULTURAIS E ESPIRITUAIS DO MUNDO NEGRO, MUITOS DELES PROIBIDOS DE SE MANIFESTAREM DURANTE O PERÍODO DA ESCRAVIDÃO.

NELSON MANDELA - (NASCEU EM 1918) NEGRO SUL- AFRICANO, ADVOGADO, LUTOU CONTRA O APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL. FOI PRESO DURANTE TRINTA ANOS POR ISSO. É MAIOR LÍDER NEGRO VIVO DA ATUALIDADE. TORNOU-SE PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DE SEU PAÍS. GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ EM 1993.

PRECONCEITO - CONCEITO OU OPINIÃO FORMADOS ANTECIPADAMENTE, SEM MAIOR PONDERAÇÃO OU CONHECIMENTO DOS FATOS.

RAÇA- CONJUNTO DE INDIVÍDUOS CUJOS CARACTERES SOMÁTICOS, TAIS COMO A COR DA PELE, A CONFORMAÇÃO DO CRÂNIO E DO ROSTO, O TIPO DE CABELO. ETC., SÃO SEMELHANTES E ES TRANSMITEM POR HEREDITARIEDADE, EMBORA VARIEM DE INDIVIDUO PARA INDIVIDUO.

RACISMO - CRENÇA NA SUPERIORIDADE BIOLÓGICA, CULTURAL E MORAL DE UMA RAÇA SOBRE A OUTRA.

RESITÊNCIA NEGRA - FORMAS DE REAÇÃO DOS NEGROS CONTRA A VIOLÊNCIA DO ESCRAVISMO, CONTRA A OBRIGATORIEDADE DA ACULTURAÇÃO. FUGAS, SUICÍDIO, ASSASSINATOS REJEIÇÃO TRABALHO, SURGIMENTOS DOS QUILOMBOS, PRÁTICAS DE CULTOS.

STEVE BIKO - (1946-1977) LÍDER SUL-AFRICANO, STEPHEN BIKO, TAMBÉM CONHECIDO COMO STEVE BIKO, DESTACOU-SE NA LUTA CONTRA A POLÍTICA DO APARTHEID: FOI PRESO, TORTURANDO POR QUASE VINTE E QUATRO HORAS E ASSASSINADO PELA POLICIA. PROCUROU, POR INTERMÉDIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DIFUNDIR NA COMUNIDADE NEGRA UM NOVO ORGULHO DE SI MESMA, DE SUES ESFORÇOS, DE SEUS VALORES E DE SUA CULTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário